Search
Tuesday 17 October 2017
  • :
  • :

Vida e Saúde 10 – Repouso e Higiene

Vida e Saúde 10 – Repouso e Higiene

Introdução

Repouso e higiene são necessidades básicas do corpo, essenciais para a saúde. O repouso adequado contribui para recuperar o organismo do desgaste natural do dia-a-dia, e das perdas excessivas, provocadas pela correria dos tempos modernos. A higiene deve ser feita com relação ao corpo e ao meio ambiente, e mantida nas melhores condições, sendo, até mesmo, importante para a parte emocional do ser humano.

Identificando e Evitando Desgastes

Além de repousar, é necessário que cada pessoa faça uma análise de seu estilo de vida, para identificar e evitar o desgaste excessivo, que pode ser devido a fatores pessoais, como por exemplo: 1- Não saber dizer “não” e aceitar sobrecargas de trabalho. 2- Não admitir seus próprios limites. 3- Querer fazer o trabalho de todas as pessoas por achar que ninguém é capaz. 4- Excesso de ambição para conquistar coisas materiais, etc. Esse comportamento de onipotência faz com que a pessoa assuma muitos compromissos expondo o organismo a um desgaste muito grande. O desgaste excessivo, também pode ser por fatores que não dependem da própria pessoa, como as exigências do trabalho e transtornos com o sistema de transporte, etc.
ORGANIZE SUA VIDA E EVITE DESGASTES EXCESSIVOS
O desgaste pode ser do corpo e da mente, um afetando o outro, uma vez que o organismo é uma unidade.

Fortalecendo o Corpo

É importante ter hábitos de vida que fortaleçam o corpo e a mente, para evitar que sofram problemas. Quais os Hábitos que fortalecem o corpo ? São estes orientados pelo Programa Vida e Saúde: manter o corpo bem oxigenado (atividade física, bom ar ambiente e respiração profunda), bem hidratado (2 a 4 litros de água por dia), bem nutrido (uso de bastante vegetais), desintoxicado (isento de substâncias artificiais), exercitado (caminhada rotineira).

Fortalecendo a Mente

Quais os Hábitos que fortalecem a mente ? Ter uma distração, uma higiene mental, ter amigos, conversar sobre assuntos agradáveis, evitando os desagradáveis, sorrir, distrair-se, estar alegre, orar e ter fé em Deus, confiar e entregar-se a Ele. Servir ao próximo, dentro de suas possibilidades, é uma condição que gera muita satisfação e bem estar. Estas práticas fortalecem a pessoa e a tornam mais resistente aos problemas da vida , sendo menos afetada por eles, amenizando os desgastes. O organismo humano têm limites para as cargas que suporta.
RESPEITE SEUS LIMITES. A prática da oração, conversar com Deus, dividindo com Ele os problemas, colocando nossa vida em Suas mãos, alegrias e tristezas, com confiança de que Ele está ao nosso lado, é um dos melhores caminhos para se alcançar a paz que tanto necessitamos. A oração pode fazer pela saúde e equilíbrio da pessoa o que remédios não conseguem fazer. Portanto, use esse recurso maravilhoso.

O Repouso Físico

O repouso pode ser físico e mental e ambos devem ser observados. Observe o repouso adequado para o seu corpo. Deus, em sua sabedoria e perfeição, criou a noite e o fim de semana, especialmente destinados para o repouso, a recuperação, uma vez que Ele conhece nossas limitações e os desgastes impostos por essa vida difícil, diferente da que Ele planejou. Deus orienta para não vivermos uma vida de luta excessiva para a conquistar dos tesouros do mundo. Após o almoço: É muito bom para a sua saúde que você faça um pequeno repouso depois do almoço. Vai descansar o corpo, recuperar os desgastes da manhã, e preparar o corpo para mais um período de trabalho. Vai melhorar o rendimento no trabalho e até melhora o relacionamento entre as pessoas, diminui os acidentes, melhora a qualidade da produção. Existem empresas proporcionando um descanso, após o almoço, aos seus funcionários, na própria empresa, criando condições para que façam um relaxamento, dêem um cochilo, uma breve dormida de 20 a 30 minutos. Isso faz muito bem para o corpo e para a mente. Então, ponha isso em prática em sua vida, descanse um pouco após o almoço, de 20 a 30 minutos. Deite, recoste-se em uma poltrona e relaxe, mesmo que não durma, e verá o quanto é bom para sua saúde e bem estar. A Noite é para descansar e dormir. Jante cedo e coma pouco no jantar. Evite fazer trabalhos, ver filmes ou fazer leituras estressantes a noite. Prepare-se para dormir mantendo-se relaxado, sem estímulos que lhe deixem agitado. Vá para a cama somente na hora de dormir. Um banho morno ajuda a relaxar. O Fim de Semana têm uma importância muito grande para Deus, pois Ele orienta que seja uma ocasião de especial comunhão com Ele, na qual devemos buscá-Lo e a Ele entregarmos todas as nossas preocupações, sabendo que temos um Deus, um Pai poderoso que nos ama e cuida de nós. Essa certeza da proteção de Deus, determina paz, ou seja, serve também como um repouso para nossa mente. As Férias, também devem ser usadas para recuperar o organismo dos desgastes da vida. Tire férias que sirvam para relaxar e descansar e não para cansar mais ainda.

O Repouso Mental

Descansar das preocupações, dos problemas, não pensar neles nos momentos de repouso. Não adianta alimentar os problemas pensando neles as 24 horas do dia. Ao contrário, isso vai alterar o equilíbrio da pessoa e criar ainda mais dificuldades para encontrar soluções. Por isso, Deus orienta que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, pois, diz Ele, “basta para cada dia o seu mal”. Não devemos estar preocupados com o futuro, devemos confiar em Deus, fazendo nossa parte com dedicação, sem pânico, sem desespero, dentro dos nossos limites.

A Correria do Dia a Dia

Uma prática que determina muito desgaste para o corpo e a mente é o fazer as coisas com pressa. A pressa faz com que hormônios sejam liberados no organismo, especialmente adrenalina, determinando um estado de tensão muito desgastante. Para evitar a pressa:
1- NÃO SE ATRASE PARA OS COMPROMISSOS.
2- NÃO ASSUMA EXCESSO DE COMPROMISSOS.
3- PROGRAME SEUS COMPROMISSOS. É comum pessoas as pessoas não terem nem mesmo tempo suficiente para fazer as refeições com tranqüilidade. Comem correndo, nem mastigam direito e após comer, saem correndo ou já reiniciam o trabalho. Isso é muito prejudicial e deve ser evitado. Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, é causa de muito desgaste para a saúde e deve ser evitado.
FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ.

Higiene

A Higiene deve ser do corpo e do meio ambiente. A água é o grande fator de limpeza, higiene e desintoxicação, tanto do corpo como do ambiente. Também o sol e a ventilação são fatores de limpeza do meio, de esterilização.
HIGIENE DO CORPO:
O seu corpo é sua imagem, por isso é importante mantê-lo sempre limpo. A menos que seja devido ao trabalho que você esteja realizando, jamais, em momento ou lugar algum, permaneça com o corpo sujo e mau cheiroso. Caso esteja sujo procure lavar-se o mais rápido possível. Lavar as mãos, mantê-las limpas, pelo uso de água e sabão, especialmente nas horas de alimentação. As unhas devem ser mantidas, sempre, cortadas e limpas. O Banho, com água e sabão, deve ser diário, para manter o corpo sempre limpo das impurezas do meio ambiente e daquelas eliminadas pelo organismo. Evite dormir sem tomar banho. O banho da manhã, é bom para retirar as impurezas eliminadas pelo organismo durante a noite, e se for um banho frio, serve como ótimo estimulante para as atividades do dia. Os cabelos também devem estar bem cuidados e limpos, se possível, com shampoo. Orelhas e Ouvidos devem ser limpos com auxílio dos dedos, durante o banho. Jamais introduzir cotonetes no conduto do ouvido. A Roupa do Corpo: roupas limpas são mais importantes do que roupas caras. Você pode andar com roupas simples mas não deve andar com roupas sujas.
HIGIENE DO AMBIENTE:
A Roupa de Cama: deve ser limpa, lavada pelo menos uma vez por semana. A Casa: deve ser toda limpa: móveis, chão, paredes e teto, varrer e passar pano úmido. Não deixe objetos velhos, quebrados, caixas, garrafas, acumulados em sua casa. Se não serve para uso, elimine. Se não serve para você, mas serve para outra pessoa, dê para alguém que possa aproveitar. Não acumule nada sem uso dentro e no terreno de sua casa. Evite colocar excesso de coisas penduradas pelas paredes, especialmente papéis velhos, gravuras, pois tudo isso acumula sujeira e dificulta a limpeza. Também evite o excesso de móveis, tenha apenas os realmente necessários. É melhor uma área livre para circulação das pessoas e uso das crianças do que uma casa abarrotada de móveis e objetos. Lembre-se da importância do sol e do ar renovado para a limpeza do ambiente. O Quintal deve ser mantido limpo, sem mato e sem objetos e coisas velhas. Especialmente, deve-se ter muito cuidado para não jogar restos de comidas no quintal que venha a apodrecer e atrair insetos e provocar mau cheiro, além do risco de provocar doença nas pessoas, especialmente nas crianças. O Perigo da Dengue: veja o caso dessa doença provocada pelo mosquito Aedes, que se multiplica em águas limpas e paradas que se acumulam em objetos abandonados no terreno da casa. Faça sua parte, não deixe que sua casa seja um criadouro de doenças. Rico ou pobre, você, suas roupas e sua casa devem estar sempre limpos e cheirosos.

Fonte: Jesus Voltará




    Deixe uma resposta